top of page
oie_png (4).png

Nossos Posts! 

Uso das rações de prescrição veterinária

  • Writer: Thaís Oliveira
    Thaís Oliveira
  • Apr 11, 2021
  • 3 min read

Updated: May 19, 2021

Você já passou por uma sessão do pet shop onde haviam rações intituladas Veterinary Diet ou com nome de órgãos do corpo e doenças? Tenho certeza que já. Elas são as tão conhecidas rações de prescrição veterinária.


- Qual a primeira e mais importante coisa que devo saber sobre essas rações?


Elas são de uso apenas sobre recomendação do Médico Veterinário responsável pelo seu pet! Sob nenhuma outra circunstância elas devem ser utilizadas, pois suas formulações são direcionadas para tratar um quadro clínico específico.


- Todos os quadros clínicos tem uma ração específica?


Não, pois existe uma imensa variedade de quadros clínicos e nem todo são tratados com o auxílio de dieta veterinária.


Por outro lado, existe uma gama bem diversificada de rações de prescrição veterinária; como exemplos: Renal, Hypoallergenic (hipoalergênica), Diabetic (diabetes), Urinary (urinário), Neurologic (neurológico) e Obesity/Satiety (obesidade/saciedade). Além destas, outras muito prescritas são: Recovery da Royal Canin e a a/d da Hill’s.




Exemplo das rações Neurologic da Proplan e Satiety e Hypoallergenic da Royal Canin, da esquerda para direita.



- Existem muitas marcas neste mercado?


Muitas marcas possuem uma linha específica de dietas veterinárias, como a Royal Canin, Hill’s, Vet Life, Proplan, Premier, Equilíbrio e Guabi Natural. Portanto se o pet não se adaptar a uma delas, você terá outras opções entre alimentos secos e húmidos para escolher.


- Quais as apresentações destas rações?


Todas possuem rações secas de embalagens entre 2Kg a 10Kg para cães e 500g a 7,5Kg para gatos. Temos também os alimentos húmidos para cães e gatos das linhas Royal Canin, Vet Life e Hill's.


- Meu Médico Veterinário prescreveu uma ração Urinary para meu gato. Diante de tantas marcas e preços diferentes, qual escolher?


Você deve primeiro esclarecer com seu Médico Vterinário se a indicação do uso é para tratamento ou prevenção. Se for para tratamento, a ração deve estar dentro do grupo de dietas de prescrição veterinária, sendo identificada como Veterinary Diet e de acordo com o quadro clínico do pet.


- Sem prescrição do meu Médico Veterinario, posso utilizar este tipo de ração?


Se não houve prescrição, significa que você não deve usa-las mesmo! Queremos sempre o melhor para nossos companheiros de quatro patas, mas não podemos ficar usando estas rações especiais sem prescrição. Seu Veterinário conhece seu pet e o quadro clínico dele. Adicionalmente, durante a consulta você deve procurar tirar todos as suas dúvidas.


- Li na internet que a raça do meu cão tem muito prblema de alergia alimentar e decidi dar a ração Hypoallergenic. Estou certo?


Novamente aqui o seu animal deve ser passado em consulta para determinar sua exata condição clínica. Você vai fazer uma economia deixando de gastar com uma ração especial que seu cão talvez não esteja precisando.


- Mas li também que os gatos tem maior tendência a problemas renais. Já não deveria dar preventivamente uma ração Renal para ele?


Não, apesar de sua boa intenção, se ele não está doente e seu Médico Veterinário não prescreveu o uso da ração, você não deve oferta-la ao seu gato.


Lembre-se, sem prescrição do seu Médico Veterinário, você não precisa gastar no uso de uma Veterinary Diet. Gaste com rações de qualidade, acessórios, passeios, snacks ou, até mesmo, faça uma reserva para eventuais necessidades médicas do seu companheiro peludo.


Antes de nos despedirmos, alguns importantes lembretes:


  • Consulte sempre um médico veterinário

  • Não tente receitas caseiras para tratamentos

  • Esteja sempre atento aos cuidados e necessidades especificas do seu amigo pet


Dra. Thaís Reichmann de Oliveira.

Comments


Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Criado pela Dra. Thaís, utilizando a plataforma Wix.com

bottom of page