Como alimentar filhotes menores de 2 meses
- Thaís Oliveira
- Apr 30, 2021
- 4 min read
Updated: May 17, 2021
Você tutor acaba de adotar ou comprar um filhote de cão ou gato menor de 2 meses de vida e precisa alimenta-lo. E agora?
Ele já vinha comendo ração seca, mas, em sua casa, ele não quer comer. O que está diferente? O que podemos fazer para que ele se alimente? Vamos fazer aqui uma lista de várias dicas!
Primeiro, claro, algumas orientações importantes:
Atualmente no mercado de ração para filhotes, é considerado que seu pet tem pelo menos 2 meses de vida. Como exceção temos, por exemplo, a ração Mother e Baby Cat da Royal Canin, que é indicada para fêmeas lactantes e filhotes de 30 dias a 4 meses de idade.

Ração Mother e Baby Cat da Royal Canin
Se o filhote recusar a ração e, por isso, ganhar frango desfiado, arroz, sachê e etc. Qualquer coisa adicional, trará apenas um resultado: ele vai deixar de comer somente a ração, para ganhar as coisas extras que você fornece. Ele vai ficar mimado e saberá o que fazer para te convencer!
- Mas Dra., meu filhote vai ficar sem comer?
Quando o animal ainda não tem 2 meses de vida, a ração seca pode ser um pouco dura para ele. Então uma alternativa é amolecermos a ração com um pouquinho de água morna, desta forma ele conseguirá se alimentar sem maiores dificuldades.
- Dra. na hora da refeição, ele deixa sobrar ração na tigela ou come muito devagar. O que fazer?
Você já leu a tabela de "Recomendação Diária de Consumo", que fica na parte de trás da embalagem da ração? Se não, é muito importante verifica-la! Ela indica pela idade, peso esperado adulto, peso atual e nível de atividade física o quanto de ração dar por dia.
- Mas Dra., essa quantidade da tabela parece muito pouco para ele!...
A tabela recomenda uma quantidade de ração baseada nas necessidades nutricionais de cada fase do crescimento do seu pet. O acompanhamento pelo seu Médico Veterinário irá determinar se alguma mudança é necessária.
- Tem dias em que ele não quer comer. O que posso fazer, Dra.?
As mudanças de clima podem afetar o apetite do seu pet. Por exemplo: durante uma forte chuva ele pode ficar assustado e não querer comer, ou então se estiver muito calor ele pode se sentir enjoado e cansado, o que também vai afetar seu apetite.
Lembre-se de que é muito importante saber como está a saúde do filhote. Assim que você o trouxer para casa, agende a primeira consulta com seu Médico Veterinário o quanto antes possível.
- Meu filhote está menos ativo e não quer comer. Devo me preocupar?
Veja se algo sumiu ou foi destruído na casa ou nos brinquedos do filhote, que ele possa ter ingerido. Filhotes, independente de raça, embora algumas mais que outras, são hiperativos e requerem muita atenção! Caso tenham indícios de que ele ingeriu algum objeto estranho, entre em contato com seu Médico Veterinário imediatamente!
- Não engoliu nenhum objeto estranho, mas ainda não quer comer. O que pode ser?
O motivo pelo qual ele não está comendo pode ser ainda mais simples do que você imagina! Um filhotinho, separado dos irmãos e da mãe, chegando em um ambiente completamente novo e com pessoas novas em sua volta, vai precisar se ambientar primeiro. Ele terá que se ajustar a rotina da nova família, descobrir quais são suas coisas, lidar com os outros companheiros pet que possa ter ao seu lado e assim por diante.
Adaptar um filhote a sua nova casa requer paciência e atenção!
- Meu filhote é muito novinho. Qual é a melhor alimentação?
Dependendo do quão jovem for este filhote, fornecermos papinha de desmame pode ser mais indicado. Além de fornecer uma dieta balanceada, ela vai ajudar na adaptação do filhote para, futuramente, comer apenas ração.
Exemplos de papinhas de desmame que temos no mercado são a da Premier, que é apenas para cães, e da Nutripharme, que tem uma linha para cães e outra para gatos.

Exemplo de papinha de desmame para filhotes de cão da linha Nutripharme.
- Os filhotinhos foram rejeitados pela mãe. O que devo fazer?
Agora a coisa complicou e todos os mínimos cuidados são essenciais, mas aqui estamos falando de alimentação, então vamos lá.
A primeira e mais importante coisa a se esclarecer é: NÃO forneça leite de mercado para o filhote recém-nascido ou ainda muito jovem! Ele vai passar mal sem dúvida.
Como exemplos de produtos para os recém-nascidos, podemos citar a Nutripharme, que tem um substituto para colostro para filhotes de 0 a 3 dias de vida e depois segue com uma linha leites formulados especificamente para as outras fases de vida do filhote. A Pet Milk, Milk Bomguy e Milk Organnact são leites para filhotes de cães e gatos que também atendem aos recém-nascidos.

Substituto de colostro para filhotes de 0 a 3 dias da Nutripharme, Pet Milk e Milk Organnact são alguns exemplos destes produtos.
- Ainda assim, acho que meu filhote está doente. O que você recomenda?
Neste caso entre em contato o mais rápido possível com seu Médico Veterinário e siga suas orientações de como trata-lo e alimenta-lo durante esta fase!
Antes de nos despedirmos, alguns importantes lembretes:
Consulte sempre um médico veterinário
Não tente receitas caseiras para tratamentos
Esteja sempre atento aos cuidados e necessidades especificas do seu amigo pet
Dra. Thaís Reichmann de Oliveira.
Comments